Agência Panafricana de Notícias

Diarreia mata dez mil crianças menores de cinco anos de idade no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Mais de 10 mil crianças menores dos cinco anos de idade acabam de morrer de complicações ligadas à diarreia, soube-se em Ouagadougou junto de especialistas.

Segundo um médico pediatra, Valérie Zombré, que falava durante uma reunião de informação com a imprensa, a diarreia aparece como um problema de saúde pública no Burkina Faso, porque, frisou, constitui a terceira causa de consulta e de mortalidade apesar dos esforços de sensibilização envidados neste país do Sahel da África Ocidental.

Citando dados da Organização Mundial da Saúde, Zombré confirmou que, anualmente, seis milhões e 600 mil crianças morrem antes do seu quinto aniversário natalício no mundo inteiro.

Acrescentou que a taxa de mortalidade das crianças menores dos cinco anos idade continua mais elevada em África e que, dos 15 países desta região oeste-africana, 13, incluindo o Burkina Faso, são os mais flagelados por falecimentos devidos à pneumonia e à diarreia.

Para resolver esta situação alarmante, o Ministério burkinabe da Saúde elaborou, em 2013, um projeto que vai durar três anos e que preconiza medicamento o SRO-Zinc no tratamento da diarreia nas crianças menores dos cinco anos idade.

-0- PANA NDT/IS/IBA/MAR/DD 15set2015