Agência Panafricana de Notícias

Dia internacional da Justiça celebrado este domingo

Dakar, Senegal (PANA) - Associações de defesa dos direitos humanos em número de duas mil 500 e sob a bandeira da Coligação para o Tribunal Penal Internacional (CTPI) celebram este domingo o Dia Internacional da Justiça.

A data marca o 13º aniversário da adoção do Estatuto de Roma, o tratado da criação do Tribunal Penal Internacional (TPI).

Willim R. Pace, um dos líderes da coligação, sublinhou a importância que reveste este Dia na melhoria e promoção dos direitos no mundo.

« O Dia da Justiça Internacional é uma oportunidade para refletir sobre os progressos enormes que a comunidade internacional fez no alcance do objetivo último do fim da impunidade para os crimes contra a humanidade, de guerra e de genocídio através da adoção do Estatuto de Roma », disse o ativista num comunicado.

« É também o momento para fazer o balanço da quantidade colossal de trabalho que resta por fazer. As realizações da Justiça Internacional que seguiram a guerra fria nos últimos 15 anos são sem precedentes. Mas como a maioria dos Tribunais Especiais e ad hoc começam a desaparecer, o TPI vai assumir uma importância maior enquanto único Tribunal permanente de justiça penal internacional no mundo”, acrescentou Pace.

A coligação indicou igualmente que o dia permitirá lembrar a urgência de todos os Estados envolvidos na Justiça garantirem um apoio contínuo ao sistema de justiça internacional do Estatuto de Roma.

Exortou, além disso, todos os países, as organizações internacionais, a sociedade civil e a imprensa do mundo inteiro a reafirmar o seu compromisso com a justiça e o objetivo de ratificação do estatuto de Roma por todas as nações.

-0- PANA MLJ/VAO/AKA/SOC/FK/IZ 17julho2011