Agência Panafricana de Notícias

Dezenas de migrantes ilegais tunisinos detidos pelas forças de segurança tunisinas

Túnis, Tunísia (PANA) - Unidades de segurança tunisinas capturaram terça-feira dezenas de Tunisinos que tentavam  atravessar clandestinamente as fronteiras marítimas  para chegar à Europa, a partir de vários pontos da costa tunisina, anunciou uma fonte de segurança tunisina.

Unidades de segurança na cidade de Mahdia (200 km a sul de Túnis) intercetaram um barco com 17 pessoas a bordo que tentavam navegar clandestinamente para Itália.

A idade destes tunisinos varia entre os 20 e 34 anos e são provenientes de várias regiões do país.

Algumas horas antes, na terça-feira, unidades da Marinha tunisina nas cidades de Sousse, Nabeul e Monastir impediram quatro operações de migração clandestina para Itália e prenderam 27 pessoas, incluindo quatro mulheres e um bebé de dois meses de idade.

A idade destas pessoas varia entre dois meses e 32 anos e são todas da nacionalidade tunisina, disse o porta-voz da União Fundamental dos Guardas Marinhos da cidade de Sousse (140 quilómetros a sul de Túnis), Karim Belkouch.

Estas operações levaram também à apreensão de quatro barcos e cinco motores de barcos.

O porta-voz da Gendarmaria tunisina, Hossameddine Jebabli, disse terça-feira em dois comunicados separados que unidades da Gendarmaria da cidade de Sfax (sul) intercetaram segunda-feira um barco com 29 Tunisinos a bordo que estavam prestes a navegar para a Europa.

As unidades da Gendarmaria igualmente prenderam nove outras pessoas, incluindo duas menores de idade, na costa da cidade de Téboulba, região de Monastir.

Eles queriam ir ilegalmente para Itália, mas fontes de segurança italianas anunciaram terça-feira que 80 Tunisinos chegaram segunda-feira à ilha de Lampedusa,  no Mediterrâneo.

Os primeiros oito Tunisinos chegaram precisamente quando o ministro do Interior italiano visitava a ilha de Lampedusa, no Mediterrâneo, enquanto os outros 70 chegaram segunda-feira à noite, depois de resgatados pela Polícia e pela Guarda Costeiras italianas.

-0- PANA YY/IN/TBM/DIM/IZ 21julho2020