Agência Panafricana de Notícias

Desperdiçadores de água potável caçados nas ilhas Maurícias

Port-Louis, Ilhas Maurícias (PANA) – As Ilhas Maurícias aplicam, desde esta terça-feira de manhã , regulamentos sobre o desperdício de água, soube a PANA junto da Direção da Autoridade Central de Água (CWA), organismo estatal encarregue da produção e distribuição do líquido precioso neste arquipélago do Oceano índico.

Estes regulamentos estipulam que qualquer pessoa, reconhecida culpada de delito de limpeza de veículos, de paredes, de solos ou de irrigação com água potável neste período de seca, deverá pagar uma multa que não ultrapassa os 200 mil rupias (mais de seis mil 665 dólares americanos).

Segundo um responsável da CWAy, Bhishek Narain, além duma multa, os regulamentos prevêem igualmente uma pena de prisão em certos casos.

"A última vez que estes regulamentos foram aplicados remonta a 1999", precisa Narain, indicando que as bombas de gasolina foram igualmente informadas que a limpeza dos veículos está proibida até à nova ordem.

As Ilhas Maurícias atravessam atualmente uma grave seca, devido ao atraso das chuvas do Verão que em príncípio deveriam ter reabastecido os seus reservatórios superficiais e seus lençóis freáticos.

-0-PANA NA/SSB/IBA/FK/DD 04Jan2011.