Agência Panafricana de Notícias

Despenhamento de avião da LAM na Namíbia foi intencional, segundo inquérito

Luanda, Angola (PANA) - O comandante do avião das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) que se despenhou na Namíbia em novembro passado precipitou “intencionalmente” o aparelho contra o solo, provocando 33 mortos, revelam resultados de um inquérito preliminar divulgado no fim de semana.

Segundo os dados do inquérito anunciados pelo presidente do Instituto da Aviação Civil de Moçambique (IACM), João de Abreu, as caixas negras do avião comprovam que o comandante Hermínio dos Santos Fernandes tinha a “intenção clara” de fazer despenhar o avião que pilotava.

A queda do aparelho, um Embraer 190, ocorreu a 29 de novembro e os destroços do avião, que fazia a ligação entre Maputo e Luanda, foram encontrados no Parque Nacional de Bwabwata, no norte da Namíbia, junto à fronteira com o Botswana.

As investigações preliminares descartam a possibilidade de falhas mecânicas terem originado o desastre.

De acordo com João de Abreu, os elementos retirados das caixas negras e do local do acidente, na Namíbia, revelam a inexistência de falhas mecânicas no aparelho.

A bordo do Embraer 190, fabricado e adquirido pela LAM em 2012 no Brasil, seguiam 10 Moçambicanos, nove Angolanos, cinco Portugueses, um Francês, um Brasileiro e um Chinês.

Ao todo, estavam 33 pessoas a bordo, entre as quais 27 passageiros e seis tripulantes.

O avião descolou do Aeroporto Internacional de Maputo às 11:26 horas locais de sexta-feira e devia ter aterrado na capital angolana às 14:10 horas locais.

-0- PANA IZ 23dez2013