Agência Panafricana de Notícias

Desmond Tutu fustiga anulação da cimeira de vencedores de Prémios Nobel

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – O arcebispo Desmond Tutu, vencedor do Prémio Nobel da Paz, fustigou a atitude “servil” do Governo sul-africano por ceder à pressão da China e impedir ao Dalai Lama de participar na cimeira mundial dos laureados dos Prémios Nobel que devia realizar-se pela primeira vez em África.

Os organizadores confirmaram que a reunião prevista para a próxima semana na Cidade do Cabo foi anulada após a recusa da África do Sul de conceder visto de entrada ao líder espiritual tibetano no exílio.

A cimeira devia celebrar o 20º aniversário do fim do regime do apartheid e a herança do ex-Presidente Nelson Mandela, que partilhou o Prémio Nobel da Paz com Frederick De Klerk, último chefe de Estado branco da África do Sul.

« A cimeira dos vencedores de Prémios Nobel do Cabo, a primeira a ser organizada no continente, devia celebrar Madiba (Mandela). Os seus próprios camaradas cuspiraram-lhe na cara, recusando que ele seja honrado », declarou Tutu quarta-feira.

Há oito anos, a cimeira devia realizar-se na Costa Rica, mas foi igualmente anulada depois de a China pressionar o Governo local a recusar o visto de entrada ao Dalai Lama.

-0- PANA CU/SEG/FJG/JSG/IBA/FK/TON 02out2014