Agência Panafricana de Notícias

Desmond Tutu criticou duramente a incompetência do governo Sul-Africano

A Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O arcebispo sul-africano, Desmond Tutu, criticou segunda-feira última a "incompetência" do Governo sul-africano.

"Como podemos ter, 18 anos após o apartheid, crianças que vão à escola para estudar em baixo de árvores e sem livros e ninguém presta as contas em relação a esta situação. Será que já esquecemos tão rapidamente o preço da liberdade?", interrogou-se o Monsenhor Tutu quando assistia no mesmo dia ao lançamento da autobiografia "Redeeming the past" (Salvaguardar o passado) de um padre chamado Michael Lapsley, na cidade do Cabo.

O dignitário eclesiástico, reputado pela sua franqueza, indignava-se contra um escândalo sobre livros escolares oferecidos pelo Governo sul-africano mas que não foram entregues a milhares de alunos.

"Pessoas vão dormir com fome nesta liberdade para a qual outros foram torturados e destruidos. Custa acreditar que há pessoas com muito dinheiro e lucros que andam com carros vistosos enquanto outras em massa estão a sofrer em casas exíguas e sem condições", lamentou o arcebispo sul-africano.

Desmond Tutu esteve no centro das atenções na semana finda ao renunciar a participar numa conferência em Joanesburgo, capital económica da África do Sul, em que assistia Tony Blair.ex-primeiro-ministro britânico de maio de 1997 a 2007.

O arcebispo sul-africano considera que o apoio de Blair à guerra no Iraque, em 2003, "é moralmente indefensável".

-0- PANA CU/SEG/NFB/DIM/DD 4setembro2012