Agência Panafricana de Notícias

Designação de novo primeiro-ministro suscita expetativas na Tunísia

Túnis, Tunísia (PANA) – O Presidente tunisino, Kais Saied devia anunciar segunda-feira à noite o nome da personalidade mais apta para dirigir o Governo, soube a PANA de fonte oficial em Túnis.

A prerrogativa está conforme a Constituição que lhe dá 10 dias (prazo terminado segunda-feira, última) para nomear um primeiro-ministro que deva formar um Governo, segundo um comunicado divulgado na sua página oficial Facebook.

"Não está previsto dar-se uma conferência de imprensa para anunciar o nome da personalidade encarregue de formar o Governo, mas um comunicado da Presidência bastará para o fazer", lê-se na página.

O Presidente tunisino recebeu, no último fim de semana, várias personalidades, cujos nomes foram objeto de comentários no meio dos partidos e de coligações políticas presentes no Parlamento, nomeadamente Elyes Fakhfakh, Hakim Ben Hammouda e Fadhel Abdelkefi.

A Constituição estipula que, "se o Governo proposto por um primeiro-ministro designado não obteve o voto de confiança do Parlamento (como foi o caso do Governo de Habib Jemli), o Presidente da República dispõe de 10 dias para empreender consultas com partidos, coligações de partidos e blocos parlamentares para designar a personalidade mais apta para constituir um Governo num prazo de um mês.”

-0- PANA YY/IN/IS/MAR/DD 20jan2020