Agência Panafricana de Notícias

Desacordos sobre reformas levam regime no poder e oposição às ruas no Togo

Lomé, Togo (PANA) - Militantes do partido no poder e da oposição organizam simultaneamente, esta quarta-feira manifestações em Lomé e no interior do país, devido a desacordos a respeito das reformas políticas, constatou-se no local na capital, Lomé.

A União para a República (UNIR, no poder) desfila para reclamar por uma "limitação do mandato presidencial e o respeito pela legalidade", enquanto a oposição exige "o regresso à Constituição de 1992 ou a partida de Faure Gnassingbé (chefe de Estado)".

As forças de segurança estão posicionadas em numerosas estradas na cidade capital onde se nota um trânsito fluido e igualmente uma baixa de atividades económica, sobretudo nas vias por onde passam os manifestantes.

Atualmente, não se assinala perturbações nem problemas de maior no terreno.

Desde 19 de agosto, a tensão não pára de subir entre a oposição e o regime no poder sobre a reformas institucionais e constitucionais.

A Assembleia Nacional adotou segunda-feira última um texto sobre a problemática da limitação do mandato presidencial e do modo de escrutínio de duas voltas, mas, por falta do quórum de quatro quinto (4/5) requerido para a sua votação, o recurso provável é um referendo como única alterntiva constitucional.

-0- PANA FAA/IS/IBA/MAR/DD 21set2017