Agência Panafricana de Notícias

Derrota da Nigéria na Taça da UFOA atribuída à "fraqueza do campeonato local"

Lagos, Nigéria (PANA) – Um alto responsável do futebol nigeriano imputou a derrota da Nigéria (3-2) face ao Togo na final do torneio da União das Federações Oeste-Africanas de Futebol (UFOA) de 2011 à "fraqueza do nível do campeonato local".

A derrota do país anfitrião e campeão em título, a Nigéria, é considerada nos meios do futebol como uma surpresa, e marca o primeiro insucesso do selecionador Samson Siasia desde a sua assunção da equipa nacional dos « Super Águias ».

Adegboye Onigbinde, membro do Comité Técnico da Federação Nigeriana de Futebol (NFF), afirmou que os Super Águias, que jogaram em casa, ter-se-iam comportado melhor se o país tivesse "um campeonato local de qualidade".

« É um problema africano, mas alguns países envidam esforços sinceiros para reestruturar a sua Primeira Divisão », observou o antigo selecionador dos Super Águias.

Por exemplo, disse, os Togoleses vieram a este torneio com jogadores provenientes das suas próprias escolas, "o que significa que eles têm programas de desenvolvimento que dão resultados no seu país".

Cinco das oito nações qualificadas participaram neste torneio, encerrado sábado em Abeokuta, uma cidade do sudoeste da Nigéria.

Trata-se da Nigéria, do Gana, da Libéria, do Níger e do Togo. A Gâmbia, o Mali e o Senegal desistiram ao último minuto.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/FK/IZ 16maio2011