Agência Panafricana de Notícias

Deputados moçambicanos convidados a fazer teste de HIV

Maputo, Moçambique (PANA) - Os deputados moçambicanos foram mais uma vez convidados a efetuar testagem para saber o seu estado de seroprevalência bem como criar uma forma de atrair a sociedade para aderir ao teste.

O convite foi formulado quinta-feira pelo presidente do Gabinete de Prevenção e Combate ao HIV e sida da Assembleia da República (AR, Parlamento), Saimone Macuiane, durante a apresentação de um relatório sobre as ações parlamentares no âmbito da prevenção e combate ao HIV e sida.

O convite foi acolhido, por aclamação, pelas três bancadas da AR, designadamente dos partidos Frelimo (no poder), Renamo (principal oposição), e Movimento Democrático de Moçambique (MDM), segunda força política da oposição.

Segundo o deputado Macuiane (Renamo), a adesão dos parlamentares ao teste poderá motivar também os cidadãos comuns a fazer o mesmo.

“A lei não obriga o deputado a fazer o teste, mas nós queremos convidar, em nome do Gabinete (Parlamentar de Prevenção e Combate ao HIV/Sida), para fazermos o teste (...) é uma forma de criar motivação para todo o mundo fazer o teste”, disse.

-0- PANA AIM/IZ 03dez2015