Agência Panafricana de Notícias

Deputados exigem regaste urgente de mulheres raptadas no Níger

Niamey, Níger (PANA) - Os deputados da província nigerina de Diffa, no leste do país, apelaram ao Governo para tomar "medidas de urgência" para encontrar as mulheres e crianças raptadas pela seita Boko Haram e trazê-las de volta às suas casas.

Um total de 39 mulheres e crianças foram raptadas, há quase duas semanas, pela seita Boko Haram, na aldeia de N'Galewa, província de Diffa, assolada pelas atividades terroristas desta seita islâmica.

Outras 15 meninas foram também sequestradas, há dois dias, na comuna de Toumour, onde oito trabalhadores de uma empresa de perfuração foram mortos na semana passada.

"Endereçamos as nossas condolências às populações da comuna de Toumour e às famílias das vítimas. Apelamos ao Governo, apesar de todos os esforços já envidados, para tomar imediatamente medidas urgentes para procurar as mulheres sequestradas, encontrá-las e devolvê-las às suas respetivas famílias", enfatizam os deputados numa declaração.

O deputado Moumouni Lamido Harouna insistiu que o Governo nigerino deve tomar medidas urgentes para construir a confiança nas populações da área de Toumour, pelo desdobramento massivo de militares para evitar outros movimentos.

"Se não se tomar medidas, outros eventos poderão ocorrer, e seremos levados a viver situações mais difíceis. Pedimos ao Governo que faça diligências e tenha em conta os nossos clamores, não apenas dos deputados de Diffa, mas também das populações da região que passam por momentos extremamente difíceis", concluiu o parlamentar.

-0- PANA SA/IS/DIM/IZ 27nov2018