Agência Panafricana de Notícias

Deputados depositam moção de censura contra Governo nigerino

Niamey, Níger (PANA) - Vinte e três deputados da oposição nigeriana depositaram segunda-feira no Escritório da Assembleia Nacional uma moção de censura contra o Governo do primeiro-ministro Brigi Rafini, informou a Agência Nigerina de Notícias (ANP).

De acordo com a fonte, esta moção interveio, quando menos se esperava, em pleno debate sobre a eleição dum novo presidente do Parlamento para substituir o atual, Hama Amadou, refugiado na França, desde agosto último, quando se levantou a sua imunidade parlamentar, por causa do envolvimento de uma das suas esposas no chamado caso de "bebés importados".

De acordo com as disposições da Constituição nigerina, uma tal medida contra o Governo não pode ser discutida antes de 48 horas após ter sido depositada.

Todavia, os deputados continuaram debates muito acalorados que devem levar à eleição dum novo presidente da Assembleia Nacional.

Dois candidatos estão em competição, designadamente Amadou Salifou, do Movimento Nacional para a Sociedade de Desenvolvimento (MNSD), que apoia o Presidente da República, Issoufou Mahamadou, no seu programa de Renascimento do Níger, bem como Amadou Garba, da Aliança Nigerina para a Democracia e o Progresso (ANDP), também a favor do Renascimento do Níger (MRN), movimento presidencial).

-0- PANA SA/DIM/DD 25nov2014