Agência Panafricana de Notícias

Deputados de oposição acusados de má conduta no Parlamento sul-africano

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - Vinte deputados, combatentes da liberdade, são culpados de atos resultantes de cenas caóticas e de violências verbais contra o Presidente sul-africano, Jacob Zuma, relativamente à sua casa em Nkandla, denunciou o Parlamento.

Trata-se entre outros do líder do grupo parlamentar dos Combatentes para a Liberdade Financeira (EFF), Floyd Shivambu, e dum seu colega, Mpho Ramakatsa, bem como do líder do partido, Julius Malema, e o porta-voz do partido, Mbuyiseni Ndlozi.

Estes deputados tinham cantado uma música "devolver o dinheiro" durante uma sessão de perguntas e respostas para o Presidente Zuma na Assembleia Nacional, a 21 de agosto último.

O Presidente Zuma sofreu por parte destes deputados vivas criticas na sequência das revelações feitas pelo Escritório do Protetor Público, acusando-o de ter tirado aos contribuintes 20 milhões dólares americanos para o restauro da sua residência privada.

Além disso, Julius Malema e Mbuyiseni Ndlozi foram acusados nomeadamente de desacato às ordens do Presidente da Assembleia Nacional e de ter perturbado os trabalhos do Parlamento.

Os réus serão autorizados sexta-feira a negociar a redução das suas penas que poderão ser uma suspensão de duas semanas do Parlamento.

-0- PANA CU/AR/ASA/DIM/DD 06nov2014