Agência Panafricana de Notícias

Deputado da oposição detido por agressão na Zâmbia

Lusaka, Zâmbia (PANA) - Um deputado do Partido Unido para o Desenvolvimento Nacional (UPND, oposição) foi detido por ter supostamente agredido seis quadros da Frente Patriótica (PF, no poder), durante a campanha para as eleições legislativas parciais de terça-feira, no distrito de Mangango, no oeste da Zâmbia.

Jonas Shakafuswa, que está atualmente detido no posto da Polícia de Kaoma, foi acusado de agressão e atos de maldade depois de ter alegadamente batido os seis quadros e destruído bens durante a briga.

O deputado da oposição teria entrado no campo da PF na escola primária de Mwanambuyu, onde alguns responsáveis do partido se reuniam e agrediu alguns quadros.

Segundo o jornal Times of Zambia, o comissário da Polícia da Província Oeste, Lombe Kamukoshi, que confirmou a detenção de Shakufuswa, declarou que o deputado está atualmente detido.

A detenção de Shakafuswa ocorre dois dias depois que o Vice-Presidente Guy Scott acusou o chefe da UPND, Hakainde Hichilema, de atiçar a violência em Mangango onde a campanha está em curso.

Mas Hichilema acusou a Polícia zambiana de praticar uma justiça seletiva depois da detenção de Shakafuswa. O chefe da UNPD que acusou a Polícia de favorecer o partido no poder, indicou que Shakafuswa foi atacado pelos quadros da PF e que, em vez de a Polícia deter os mesmos, ela deteve um homem inocente que nunca causou nenhum prejuízo aos quadros da PF.

O comissário adjunto da Polícia da Província Oeste, Lackson Sakala, sublinhou que a situação estava sob controlo e que os agentes estavam no terreno para impedir qualquer violência potencial e assegurou que a paz vai prevalecer terça-feira, dia da votação.

-0- PANA MM/VAO/AKA/BEH/SOC/MAR/IZ 19ago2014