Agência Panafricana de Notícias

Deputadas da Guiné-Bissau recebem formação sobre liderança em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - As mulheres deputadas da Assembleia Nacional Popular (ANP) da Guiné-Bissau participam, de segunda a quarta-feiras, numa ação de formação em liderança, orientada pela Rede de Mulheres Parlamentares de Cabo Verde, apurou a PANA de fonte parlamentar na capital cabo-verdiana.

A formação, que vai abordar também aspetos do Orçamento do Estado da Guiné-Bissau relativos ao género, é financiada no âmbito do projeto Pro PALOP-TL, inteiramente suportado pela União Europeia (UE) num montante total de 6,4 milhões de euros (704 mil contos).

O objetivo final do Pro PALOP-TL, gerido pelo Programa de Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para os países africanos de língua portuguesa e Tmior-Leste, é o reforço das capacidades de controlo externo dos tribunais de contas e de fiscalização parlamentar das contas públicas.

O projeto pretende ainda promover a participação pública no processo orçamental, com ações a serem realizadas e financiadas durante um período de três anos (2014-2016).

A deslocação das deputadas que integram a ANP acontece cerca de dois meses depois do presidente do Parlamento da Guiné-Bissau, Cipriano Cassamá, ter assinado um acordo de cooperação com a Assembleia Nacional cabo-verdiana, no final de três dias de visita oficial a Cabo Verde.


-0- PANA CS/IS12maio2015