Agência Panafricana de Notícias

Depósito de candidaturas às eleições presidenciais arranca na Tunísia

Túnis, Tunísia (PANA)  - O depósito das candidaturas às eleições presidenciais iniciar-se-á quarta-feira próxima com uma duração de uma semana, anunciou nesta segunda-feira a Instância Superior Independente das Eleições (ISIE) na Tunísia.

O vice-presidente da ISIE, Farouk Bouasker, indicou que a sua isntância escolheu a data de 15 de setembro próximo para a realização das presidenciais, em vez de 17 novembro, como inicialmente prevista, precisando que a lei relativa ao escrutínio está disponível.

A duração da campanha eleitoral foi reduzida a 13 dias em vez de 22, como anteriormente anunciado, indicou.

Informou que a sua entidade se vai reunir terça-feira com os partidos políticos para os informar em detalhes sobre as novas regulamentações, e dar-lhe as razões constitucionais e legais que levaram o ISIE  a escolher a data de 15 setembro próximo para organizar as eleições presidenciais.

A razão principal desta mudança de data está ligada à morte, quinta-feira última, do Presidente tunisino, Beji Caïd Essebsi, o que prorrogou o período de 45 para 90 dias, em conformidade com as disposições da Constituição, assinala-se.

-0- PANA YY/IN/JSG/FK/DD 29julho2019