Agência Panafricana de Notícias

Demissão de ministro cabo-verdiano do Desenvolvimento Social e Família

Praia, Cabo Verde (PANA) – O Presidente cessante de Cabo Verde, Pedro Pires, aceitou, terça-feira, o pedido de demissão do ministro do Desenvolvimento Social e Família, Felisberto Vieira, submetido pelo primeiro-ministro, José Maria Neves, a 8 de agosto passado, soube a PANA na Praia de fonte oficial.

Felisberto Vieira, presidente da Comissão Política Regional de Santiago Sul do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), pediu demissão alegando "motivos políticos e pessoais", na sequência da derrota na primeira volta das eleições presidenciais de Aristides Lima, o candidato da esfera política do partido no poder que ele apoiou.

Vieira, também antigo presidente da Câmara Municipal da Praia, tinha entrado para o Executivo de José Maria Neves na sequência da terceira vitória consecutiva do PAICV
nas eleições legislativas de 6 de fevereiro passado.

No entanto, o presidente da Comissão Política Regional de Santiago Sul do PAICV, a mais importante do país, afastou-se da decisão oficial do partido de apoiar Manuel Inocêncio Sousa e decidiu juntar-se a Aristides Lima.

Foi em Santiago Sul que, na primeira volta das presidenciais, Lima contou com um dos seus melhores resultados, ficando atrás de Jorge Carlos Fonseca, candidato apoiado pelo Movimento para a Democracia (MpD) que foi eleito Presidente na segunda volta de domingo passado, mas à frente de Inocêncio de Sousa.

Na segunda volta das presidenciais, e face à ausência de Lima, a estrutura do PAICV, liderada por Felisberto Viera, acabou por aceitar publicamente apoiar a candidato oficial do PAICV, mas este não se envolveu diretamente na campanha.

Apesar de, num momento, o primeiro-ministro ter renovado a sua confiança política no ministro demissionário, Vieira manteve a sua posição de abandonar o Executivo por considerar que já não tem condições políticas para permanecer na equipa governativa liderada por José Maria Neves.

Numa nota de imprensa, a Presidência do Conselho de Ministros cabo-verdiana referiu que Neves entregou a Pedro Pires a proposta de demissão do ministro, adiantando que não haverá, de momento, substituto, pelo que as competências do cargo vão ser redistribuídas por outros departamentos governamentais, conforme alterações à Lei Orgânica do Governo que serão concretizadas a breve trecho.

Empossado pela primeira vez como ministro a 22 de março de 2011, Felisberto Vieira é um "adversário" de longa data de José Maria Neves dentro do próprio PAICV, contra quem concorreu, e perdeu, à liderança do partido no Congresso de 2000.

-0- PANA CS/TON 24ago2011