Agência Panafricana de Notícias

Delegação governamental belga visita Guiné-Conakry e Burkina Faso

Bruxelas, Bélgica (PANA) - Uma delegação governamental belga composta pelo ministro da Cooperação para o Desenvolvimento, Alexander de Croo, e pelo secretário de Estado para o Comércio Externo, Pieter de Crem, esteve segunda-feira na Guiné-Conakry, no quadro de uma digressão africana que a deve conduzir também ao Burkina Faso, segundo fonte oficial.

Um comunicado governamental explica que a delegação belga visitou, em Conakry, um centro de vacina da empresa farmacêutica GSK e um projeto de luta contra a epidemia de Ébola dirigido pelo Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD).

O ministro e o secretário de Estado belgas encontraram-se com o Presidente Alpha Condé, e com o primeiro-ministro Mamady Youla antes de visitar o porto autónomo de Conakry.

A delegação belga segue esta terça-feira ao Burkina Faso para, entre outras atividades, avistar-se com o novo Presidente deste país, Rock Marc Christian Kaboré.

A delegação belga vai chegar ao interior do país para visitar projetos agrícolas, bem como um projeto da Empresa de Investimento Belga nos Países em Desenvolvimento (BIO).

Sob o regime do Presidente destituído, Blaise Compaoré, a Bélgica suspendeu a cooperação com o Burkina Faso antes de restabelecê-la depois da instalação do Governo de Transição neste país.

-0- PANA AK/BEH/MAR/IZ 05jan2016