Agência Panafricana de Notícias

Delegação económica nipónica visita Tunísia

Túnis, Tunísia  (PANA) – Uma delegação económica japonesa, integrada por representantes de 10 empresas nos setores das novas tecnologias, das energias renováveis, da saúde e das indústrias alimentares, encontra-se desde segunda-feira em Túnis no quadro duma visita de trabalho de três dias destinada à descoberta das oportunidades de trabalho no país.

O presidente da Câmara de Comércio e Indústria Tunisino-Nipónica, Hedi Ben Abes, indicou  que o país não regista, há vários anos, a visita de uma delegação desta dimensão que integra representantes de empresas não instaladas, na Tunísia, e que querem encontrar novas oportunidades de investimentos  no mercado local e  conhecer os horizontes de cooperação multilateral Japão-Tunísia-África.

Abes falava durante uma conferência conjunta entre os dois países sobre “o clima dos negócios na Tunísia”, organizada pela Agência Tunisina de Promoção do Investimento Externo em colaboração com a Organização Japonesa do Comércio Externo em Paris (França).

Segundo o responsável tunisino,  esta visita de trabalho inscreve-se no quadro dos preparativos da oitava Conferência  Internacional de Tóquio para o desenvolvimento de África (TICAD 8), prevista para 2022, em Tunis.

A TICAD8  está prevista para ser uma das maiores reuniões internacionais organizadas, na Tunísia, desde a sua independência se se considerar a dimensão da participação que reunirá altos responsáveis provenientes de todos os países africanos.

A TICAD7 organizada em agosto de 2019, no Japão, reuniu  18 mil participantes dos quais 45 chefes de Estado e de Governo, lembre-se.

Túnis será durante a TICAD 8 a capital de África para os participantes que estabelecerão parcerias estratégicas graças aos laços entre o Japão e África, sublinha-se em Túnis.

A Conferência Internacional de Tóquio para o Desenvolvimento de África foi lançada, em 1993, pelo Japão.

O Japão organizou seis edições desta conferência e a Tunísia será o segundo país africano a organizá-la, depois do Quénia, em 2016.

-0- PANA YY/IN/BEH/FK/IZ 03mar2020