Agência Panafricana de Notícias

Delegação de empresários franceses esperada na Nigéria

Paris, França (PANA) – Uma delegalção do Comité África dos Patrões Franceses do Movimento das Empresas de França (MEDEF-Internacional) vai deslcoar-se segunda-feira à Nigéria para uma visita de trabalho de 72 horas, soube a PANA sábado de fonte oficial na capital francesa.

Os empresários franceses, que estarão na Nigéria de 11 a 13 de dezembro corrente, vão reunir-se com os principais decisores públicos e privados, em Abuja e em Lagos, e manterão discussões, em particular, para abordar setores como infraestruturas, energias
renováveis, agroalimentar e agroindústria , o desenvolvimento urbano e as novas tecnologias e a areonáutica.

A viagem dos empresários franceses para a Nigéria seguiu-se às reuniões, em Paris, em torno do ministro nigeriano dos Petróleos, Emmanuel Ibe Kachikwu, que manteve um encontro com os membros do MEDEF em junho , e a reunião, em julho, entre os líderes de estabelecimentos financeiros nigerianos e empresários franceses.

Com quatro biliões e 200 milhões de trocas bilaterais em 2015, a Nigéria, tornada na primeira potência económica africana diante da África do Sul (384 biliões 300 milhões de dólares americanos) com a reavaliação do Produto Interno Bruto (PIB) em 2014, continua a ser a primeira parceira comercial de França, na África Subsariana.

Mas em 2015, primeira potência económica de África, a Nigéria entrou em recessão e deixou a sua posição à África do Sul em 2016.

No entanto, o fim da recessão está previsto para o fim de 2017, com a retoma do crescimento graças ao restabelecimento do nível da produção petrolífera que ocupa uma posição importante nos objetivos do plano de Relançamento Económico para 2017-2020.

-0- PANA BM/JSG/FK/IZ 10dez2017