Agência Panafricana de Notícias

Défice financeiro na luta contra paludismo em África estimado em $ 3,6 milhões, diz relatório

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – A luta contra o paludismo em África regista um défice financeiro de três milhões e 600 mil dólares americanos até 2015, segundo um relatório oficial.

O documento distribuído durante a reunião do Comité Executivo dos Peritos do Observatório Africano sobre a SIDA (AWA), encerrada quarta-feira à noite em Nouakchott, alerta que o défice em causa ameaça comprometer os progressos registados pelo continente na luta contra esta doença tratável e evitável

Efetivamente, o paludismo provoca despesas em muitos lares e a perda de produtividade para a economia, com uma grande incidência sobre a taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), avaliada em 12 biliões de dólares americanos por ano, lê-se na nota.

É então necessário para os países africanos encontrarem financiamentos inovadores a nível interno no quadro da luta contra a patologia e as doenças associadas (sida e tuberculose) nos compromissos de Abuja (Nigéria).

Nos últimos anos, um compromisso político ao mais alto nível permitiu uma diminuição de 31 porcento da incidência do paludismo, um esforço que pode ser posto em causa pelo défice constatado pelo documento distribuído em Nouakchott.

A reunião de dois dias em Nouakchott prepara o encontro dos chefes de Estado da União Africana (UA ) e AWA sobre os compromissos de acelerar a luta contra o VIH/Sida, a tuberculose e a malária, previsto para 26 de junho próximo em Malabo, na Guiné Equatorial, à margem da 23ª conferência dos líderes da organização continental.

-0- PANA SAS/JSG/FK/DD 30maio2014