Agência Panafricana de Notícias

Défice energético no centro da reunião ministerial da África Oriental

Nairobi, Quénia (PANA) – Ministros e representantes de quatro países da África Oriental devem reunir-se este mês na capital queniana, Nairobi, para discutir sobre o défice energético que paralisa a sub-região, soube a PANA quinta-feira de fonte oficial.

Entre os ministros e altos representantes dos Governos que se reunirão de 25 a 27 de março corrente, em Nairobi, no quadro do encontro Powering East Africa, figuram o secretário-geral do Ministério queniano da Energia, Joseph Njoroge, e o ministro zambiano da Energia e Minas, Christopher Yaluma.

O ministro rwandês das Infraestruturas, James Musoni, e a conselheira principal do Presidente ugandês, Maria Kiwanuka, tomarão igualmente parte nesta reunião.

Os principais intervenientes provirão do Banco Mundial (BM), do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e doutras organizações internacionais para discorrer sobre que ações podem mudar a tendência no setor energético.

Fala-se nomeadamente do papel fundamental que a transmissão deve desempenhar na industrialização da África Oriental; do papel dos serviços de eletricidade; como ultrapassar os obstáculos financeiros e como reduzir o custo do empréstimo regional desbloqueando o impasse que representa a vertente transmissão.

-0- PANA DJ/SEG/NFB/TBM/FK/IZ 06março2015