Agência Panafricana de Notícias

Défice de água na capital mauritana brevemente colmatado, segundo Governo

Nouakchott- Mauritânia (PANA) -- O Governo mauritano garantiu que os problemas de abastecimento da capital Nouakchott em água serão brevemente "uma má lembrança" para os seus 900 mil habitantes".
Com efeito, o défice de água da cidade estimado em 18 mil metros cúbicos por dia vai ser brevemente colmatado, segundo um comunicado governamental divulgado esta sexta-feira, na sequência duma comunicação apresentada quinta- feira em Conselho de Ministros.
Há algumas semanas, a cidade é abastecida em água potável a partir do rio Senegal, situado a mais de 200 quilómetros a sul, graças à realização do projeto "Aftout Essahli", duma capacidade de distribuição de 82 mil metros cúbicos por dia e que permite abastecer vários bairros.
Porém, com as necessidades avaliadas em 100 mil metros cúbicos por dia, resta um défice de 18 mil metros cúbicos de que sofrem alguns bairros da cidade.
O comunicado não dá nenhuma precisão sobre a data do fim da aflição para os habitantes de Nouakchott, indicando apenas que o problema será resolvido "num breve prazo" pelo sistema e pelas diferentes obras em perspetiva que permitirão o acesso à água potável de todas as populações da capital.