Agência Panafricana de Notícias

Defensores líbios de direitos humanos exigem julgamento de autores de assassinatos

Tripoli, Líbia (PANA) – O Conselho Nacional líbio de Defesa das Liberdades e Direitos Humanos condenou a série de assassinatos registados nestes últimos dias em diferentes cidades líbias e apelou às autoridades para julgarem rapidamente os seus autores.

O Conselho exprimiu "a sua profunda tristeza e pena" , na sequência do assassinato do ativista político e defensor dos direitos humanos, Abdel Salam al-Mismari, na semana passada por criminosos na Líbia.

"A profissão de advogado que produziu Abdel Salam al-Mismari e outros combatentes líbios que consagraram a sua vida a fazer triunfar a verdade, é capaz de criar outros que acreditam nos mesmos princípios e que defendem o país", afirmou.

A organização de defesa dos direitos humanos pede ao Congresso Nacional Geral (Parlamento) e ao Governo para deterem os autores destes crimes e entregá-los à Justiça.

Defende igualmente a divulgação dos resultados dos inquéritos sobre todos os assassinatos ocorridos no país, a fim de informar a opinião pública nacional.

-0- PANA AD/IN/SSB/FK/DD 02agosto2013