Agência Panafricana de Notícias

Daech liberta Austríaco e Sérvio raptados na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - Um cidadão austríaco raptado pela ala líbia da organização Daech (Estado Islâmico) na Líbia em março de 2015 foi liberto, anunciou o Ministério austríaco dos Negócios Estrangeiros, citado quinta-feira pela agência de notícias líbia LANA.

Num comunicado, o Ministério austríaco dos Negócios Estrangeiros afirmou a chegada a Viena, a capital da Áustria, do cidadão raptado, que está em boa saúde.

Um cidadão sérvio que foi raptado com o Austríaco foi igualmente liberto. Os dois foram primeiro transportados para Malta, segundo a mesma fonte.

O Austríaco foi raptado no início de março do ano passado com seis outras pessoas depois de a Daech atacar o campo petroleiro Al-Ghani, na Líbia, perto da cidade de Zela, a cerca de 750 quilómetros a sudeste de Tripoli, antes de serem transferidos para o norte do país.

A Daech, que registou um desenvolvimento fulgurante na Líbia nos últimos meses com o controlo da cidade de Sirtes (cerca de 450 quilómetros a leste de Tripoli) na região do crescente petroleiro, que alberga os mais importantes jazigos e instalações de crude no país, ilustrou-se por ações violentas contra estrangeiros, nomeadamente decapitações coletivas contra cristãos da Etiópia e do Egito.

-0- PANA BY/IS/MAR/TON 14janeiro2016