Agência Panafricana de Notícias

Cuba quer explorar novos setores de cooperação no Congo

Brazzaville, Congo (PANA) - Cuba quer explorar novos setores de atividades no Congo, anunciou o embaixador plenipotenciário de Cuba no Congo, Manuel Serrano Acosta.

No termo duma encontro segunda-feira última em Brazzaville com o Presidente congolês, Denis Sassou Nguesso, Acosta expressou o desejo de ver reforçados todos os setores da cooperação, no quadro dos acordos assinados no domínio da agricultura, da pesca, com as Forças Armadas.

Deste leque constam igualmente os setores do desenvolvimento da economia florestal, do desporto e da cultura, o que resta a fazer, frisou, é reforçarmos a cooperação noutros setores suportes do crescimento e do desenvolvimento, dos quais o das minas.

Depois de quatro anos passados em Brazzaville, o diplomata cubano disse-se "satisfeito com o nível das relações" entre os dois países.

"Temos em formação, em Cuba, estudantes congoleses no domínio da medicina. Quinhentos da primeira onda vão ser médicos no próximo ano", declarou Manuel Serrano Acosta.

Disse deixar o país com o sentido duma missão bem cumprida, afirmant que todos os setores de cooperação entre o Congo e Cuba devem ser reforçados.

Há cinco décadas, a cooperação entre os dois países cobre vários domínios, nomeadamente o da educação, da agricultura, da saúde e da política.

-0- PANA MB/IS/MAR/DD 31out2018