Agência Panafricana de Notícias

Cruz Vermelha lança alerta sobre fluxo de refugiados sudaneses para Sudão do Sul

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) declarou esperar um fluxo de refugiados fugindo do Sudão com o fim da estação chuvosa, indica um comunicado da agência humanitária.

O comunicado, enviado à PANA em Nova Iorque, cita o oficial encarregado das operações do do CICV no Sudão do Sul, Adrian Zimmerman, que declarou que « o CICV ativa-se para instalar as redes de distribuição de água nas zonas no longo da fronteira sudanesa afetadas pela escassez de água».

"Com a estação de seca que se aproxima, torna-se mais fácil para as populações se deslocar", indicou o comunicado, antes de acrescentar que "há uma forte probablidade de fluxo dos recém-chegados aos campos".

O comunicado lembra que o alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados declarou na semana passada que ele iria preparar-se para receber um fluxo de cerca de 30.000 novos refugiados antes do fim do ano.

As Nações Unidas exprimiram as suas preocupações pelos combates em Abyei, uma área fronteiriça litigiosa entre o Sudão e o Sudão do Sul.

Os conflitos fronteiriços são agravados por questões pendentes com os acordos de paz de 2005 que acabaram com a guerra cívil no Sudão e permitiram a independência do Sudão do Sul.

-0- PANA AA/VAO/ASA/TBM//DIM/TON 17novembro2012