Agência Panafricana de Notícias

Crise de migrantes no centro de debate político na Bélgica

Bruxelas, Bélgica (PANA) - Enquanto a Agência Europeia de Controlo nas Fronteiras (FRONTEX) dá conta duma nova tragédia ao largo das costas líbias onde operam os seus navios de salvamento, a crise dos migrantes está no centro do debate político na Bélgica.

A FRONTEX anunciou o salvamento esta sexta-feira no Mar Mediterrâneo de quase 400 migrantes que se encontravam numa embarcação obsoleta, onde ela conseguiu salvar de afogamento 50 Africanos Sub-sarianos (Sudaneses, Eritreus e Somalís).

Na Bélgica, benévolos intervêm para assistir os requerentes de asilo que estão instalados diante das instalações do Gabinete de Estrangeiros, dando víveres e cobertores para as famílias, às vezes com filhos de tenra idade.

No termo do primeiro Conselho de Ministros do reinício governamental esta sexta-feira, o secretário de Estado encarregue do Asilo e Imigração, Théo Francken, anunciou a criação a partir de setembro próximo de 500 novos lugares para alojar os requerentes de asilo.

Ele previu 20 mil novos locais de acolhimento de refugiados em 2016, projetando o aumento dos meios financeiros e em efetivo para o repatriamento para os seus países de origem dos migrantes sem direito de asilo.

-0- PANA AK/BEH/FK/TON 28 agosto 2015