Agência Panafricana de Notícias

Criminalidade em Cabo Verde diminuiu 18,5%

Praia, Cabo Verde (PANA) – A criminalidade em Cabo Verde diminuiu 18,5 por cento, em 2018, comparativamente ao ano anterior, uma redução que acontece pelo terceiro ano consecutivo, segundo a Polícia Nacional (PN).

De acordo com apresentados segunda-feira pelo diretor nacional da PN, Emanuel Estaline Moreno, durante o XIII Conselho de Comandos da corporação, no ano findo, as autoridades policiais registaram um total de  18.162 ocorrências, uma diminuição menos 4.127  do  comparativamente ao ano anterior.

Durante o ano passado, registou-se uma diminuição de ocorrências policiais em quase todos os municípios e ilhas, com destaque para a cidade da Praia (-27,7), Sal (-34%), Santa Cruz (-27%), São Vicente (-5,9%) e São Filipe, no Fogo (-13,2%).

Em sentido contrário, registaram-se aumentos na ilha de São Nicolau (13,1%), Boavista (4,3%), Ribeira Grande de Santo Antão (4%), São Salvador do Mundo, em Santiago (18,5%).

Relativamente à tipologia, em 2018 os crimes contra as pessoas registaram uma diminuição de 26% (-2.720 ocorrências) relativamente a 2017 e os crimes contra o património diminuíram 11,7%, avançou Emanuel Estaline Moreno.

Conforme o diretor nacional da PN, a instalação, há sete meses, de câmaras de vídeovigilância na cidade da Praia, principal centro populacional do país, está a ter efeito na redução da criminalidade, tendo ajudado a resolver 900 casos das 13 mil chamadas que a PN atendeu neste período.

Segundo Emanuel Moreno, o sistema mostra-se eficaz "sobretudo fazendo face às ocorrências que normalmente acontecem nas ruas".

"Rapidamente o nosso pessoal chega a tempo e também, em situações em que é monitorizada a actividade, a polícia age com rapidez e a tempo de dar resposta e conseguir resolver as situações", adiantou.

Emanuel Moreno sublinhou ainda que, numa segunda fase, este sistema irá ser instalado em São Vicente, Sal e Boavista e depois reforçado na Praia.

"Com a segunda fase vamos com certeza reforçar os ganhos", acrescentou.

O sistema de videovigilância faz parte do projecto Cidade Segura, com o qual o Governo cabo-verdiano estima poder vir a diminuir a criminalidade urbana na ordem dos 30%.

O projecto "Cidade Segura" foi instalado pela empresa multinacional chinesa de telecomunicações Huawei, que contemplou a construção de um Centro de Comando em Achada Grande Frente, instalação do sistema de videovigilância, do sistema de alerta inteligente e da comunicação operacional (voz e vídeo).

-0- PANA CS/IZ 26fev2019