Agência Panafricana de Notícias

Criação de Federação mundial dos migrantes africanos

Tripoli, Líbia (PANA) – A conferência dos migrantes africanos na Europa decidiu segunda-feira, em Tripoli, criar uma Federação Mundial dos Migrantes Africanos cujo presidente de honra é o líder líbiio, Muamar Kadafi, segundo um comunicado final do encontro iniciado a 15 de janeiro corrente.

A Federação Mundial dos Migrantes Africanos, cujo papel principal será enquadrar migrantes africanos, será sediada em Tripoli com escritórios de representação nos países do mundo inteiro, precisa a nota.

O encontro, o primeiro do género, permitiu, além disso , designar o diretor executivo do Fórum das Organizações Árabo-Africanas, Rafaa Al-Madani, como presidente da Comissão Constitutiva da Federação Mundial dos Migrantes Africanos e da Diáspora, acrescenta o comunicado.

A sessão de encerramento foi presenciada por vários responsáveis líbios, membros do Fórum dos Reis, Sultãos, Príncipes e Sobas Africanos bem como por membros do Secretariado Geral do Fórum das Organizações Árabo-Africanas e por presidentes das organizações africanas da Europa.

També, estiveram presentes nesta ocorrência ptresidentes de instituições interessadas pelo apoio aos migrantes africanos e aos filhos dos Presidentes africanos que militaram para África, tais como Jerry Rawlings (do Benin), Nkuame Nkrumah (do Gana) e Gamal Abdel Nasser (do Egipto).

-0- PANA BY/FA/JSG/FK/DD 18jan2011