Agência Panafricana de Notícias

Covid-19 aumenta para 106 casos em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – As autoridades sanitárias cabo-verdianas anunciaram o registo de mais 16 casos positivos do novo coronavírus, todos na cidade da Praia, elevando para 106 o total de infetados com covid-19.

Em comunicado, o Ministério da Saúde e da Segurança Social indicou que foram realizados sábado 142 exames, no Laboratório de Virologia, odos quais os únicos 16 positivos são do concelho da Praia, onde a doença já regista transmissão comunitária, com novos casos diários, desde a semana passada.

Com estes casos mais recentes na capital cabo-verdiana, a ilha de Santiago, agora com um total de 53, ultrapassa pela primeira vez a Boa Vista (52), a ilha onde foi detetado o primeiro doente de covid-19, a 19 de março passado, e que acabou por morrer, sendo também até agora o único resultante da pandemia em Cabo Verde.  

Aos 50 casos na cidade da Praia, somam-se mais dois no Tarrafal e um em São Domingos.

Para além dos da Boa Vista, o outro caso regista-se na ilha de São Vicente.

Desde 18 de abril corrente, está em vigor um segundo período de Estado de Emergência, mantendo-se suspensas as ligações interilhas e a obrigação geral de confinamento, além da proibição de voos internacionais.

Entretanto, o Presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, já anunciou que não vai prorrogar o Estado de Emergência, nas seis ilhas sem casos confirmados da doença (Maio, Fogo, Brava, Santo Antão, São Nicolau e Sal), que termina às 24 horas de domingo.

Nestas ilhas haverá, a partir de segunda-feira, “um abrandamento e encurtamento das medidas restritivas de direitos, liberdades e garantias”, no respeitante à liberodade de circulação e ao funcionamento de serviços públicos e privados.

Nas três ilhas com casos positivos (São Vicente, Boa Vista e Santiago) o Estado de Emergência foi prorrogado, também desde 18 de abril, mas neste caso até às 24:00 horas locais de 26 de abril.

-0- PANA CS/IZ 26abril2020