Agência Panafricana de Notícias

Côte d´Ivoire entrega três golpistas a Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A Côte d´Ivoire entregou sexta-feira três autores do golpe de Estado 16 de setembro de 2015 contra as então autoridades da transição no Burkina Faso, anunciou o ministro encarregue da Segurança, Simon Compaoré.

Trata-se dos sargentos chefes Koussoube Roger (Tuaregue) e Zerbo Mohamed bem como o suboficial Wekouri Kosse, que se refugiaram na Côte d´Ivoire, logo depois do golpe.

Para o ministro Compaoré, as autoridades ivoirienses fizeram um "gesto forte".

"Em nome do Presidente do Burkina Faso e de o do chefe do Governo e do povo burkinabe, desejaria saudar e agradecer muito sinceramente à sua excelência o Presidente ivoiriense, Alassane Ouattara, o ministro de Estado e ministro do Interior e Segurança, Hamed Bakayako, e o povo irmão da Côte d´Ivoire", acrescentou.

A 16 de setembro, soldados próximos do deposto Presidente burkinabe, Blaise Compaoré, perpetraram um golpe de Estado sob a liderança do general Gilbert Diendéré, tendo destituído brevemente o então regime de transição.

Porém acabaram derrotados por uma resistência popular durante a qual cerca de 15 pessoas morreram.

Blaise Compaoré refugiou-se na Côte d'Ivoire depois de derrubado a 31 de outubro de 2014 por uma revolta popular, depois de 27 anos de poder absoluto.

-0- PANA NDT/TBM/SOC/MAR/DD 27nov2016