Agência Panafricana de Notícias

Côte d'Ivoire retoma controlo do setor do café e do cacau

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) – O Estado ivoiriense, reunido em Conselho de Ministros quarta-feira em Abidjan, decidiu dissolver todas as estruturas de gestão do setor do café e do cacau e tomar o seu controlo, soube a PANA de fonte oficial.

Segundo o porta-voz do Governo, Bruno Koné, esta decisão vai desembocar na instauração dum organismo estatal que vai encarregar-se da gestão do setor do café e do cacau, do qual a Côte d'Ivoire é o primeiro produtor mundial.

« Todas as estruturas que tinham sido instauradas serão suprimidas. Voltamos a um sistema próximo do que prevaleceu antes da eclosão do sistema de gestão do setor”, explicou.

O Governo ivoiriense pretende « melhor controlar a produção e a comercialização » destes produtos de renda, assegurando um preço mais remunerador fixado entre 50 e 60 porcento dos custos mundiais aos plantadores ivoirienses.

« A Côte d´Ivoire dá-se a capacidade de agir a nível da produção e de ter um melhor controlo a nível da comercialização, com vista a garantir rendimentos aos camponeses e ao Estado », indicou o porta-voz do Governo.

A reforma do setor permitirá reforçar a posição da Côte d´Ivoire enquanto primeiro produtor mundial de cacau.

-0- PANA GB/JSG/MAR/TON 03nov2011