Agência Panafricana de Notícias

Côte d'Ivoire ratifica Tratado sobre Mutual Pan-africana de Gestão de Riscos

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – O Governo ivoiriense adotou quarta-feira um projeto de lei de ratificação do Tratado sobre a criação da Mutual Pan-africana de Gestão dos Riscos - African Risk Capacity (ARC).

Um comunicado do Conselho de Ministros sublinha que «a ratificação do Tratado sobre a criação da ARC permitirá à Côte d’Ivoire beneficiar dos instrumentos financeiros de gestão dos riscos da instituição, bem como dos fundos previstos para cobrir danos suscetíveis de resultar dos eventos meteorológicos extremos ».

A ARC representa uma instituição especializada da UA criada em novembro de 2012 com a missão de ajudar os Estados-membros a melhorar as suas capacidades de planificação e de intervenção em caso de eventos meteorológicos extremos e de catástrofes naturais.

Para o efeito, a ARC instalou um mecanismo de gestão dos riscos climáticos que se baseia num programa informático inovador de controlo meteorológico a fim de avaliar a soma das indemnizações de seguro e de lançar o procedimento de pagamento a favor dos países afetados por tais acontecimentos.

Segundo as estimativas da ARC, um socorro de emergência para os riscos ligados a uma forte seca na África Subsariana está avaliada em mais de três biliões de dólares americanos.

-0- PANA BAL/TBM/SOC/FK/IZ 17jan2019