Agência Panafricana de Notícias

Côte d'Ivoire desbloqueia contas bancárias de 50 personalidades pró-Gbagbo

Abidjan, Côte d´Ivoire (PANA) - As contas bancárias de 50 personalidades próximas do ex-Presidene ivoiriense, Laurent Gbagbo, foram desbloqueadas na Côte d'Ivoire, por decisão da Procuradoria de Abidjan, constatou a PANA no local.

É um passo suplementar que o regime de Abidjan dá a favor da concórdia política numa altura em que a retomada do diálogo entre o Governo e a Frente Popular Ivoiriense (FPI, ex-partido no poder) foi anunciada esta quinta-feira, de acordo com analistas políticos.

No início de 2014, a Justiça ivoiriense divulgou uma lista de 43 personalidades cujas contas bancárias foram desbloqueadas.

A FPI julgou insuficiente o alcance deste ato de desanuviamento porque, a seu ver, 300 personalidades suas estavam visadas por esta medida de congelamento de bens pessoais posterior à crise pós-eleitoral de 2010.

O comunicado do procurador da República, Richard Christophe Adou, precisa que o Tribunal continua a analisar os requerimentos apresentados e que o processo poderá prosseguir.

-0- PANA BAL/JSG/MAR/DD 22maio2014