Agência Panafricana de Notícias

Côte d'Ivoire demite selecionador belga Marc Wilmots

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – A Federação Ivoiriense de Futebol (FIF) e o selecionador belga da equipa nacional, Marc Wilmots, decidiram pôr termo de forma negociada à sua colaboração, anuncia um comunicado do órgão federativo distribuído esta quarta-feira, em Abidjan.

A nota precisa que a rutura de contrato foi decidida após uma reunião-balanço, segunda-feira última, da missão de Wilmots com o presidente da FIF, Sidy Diallo.

"No termo das discussões do encontro, as partes decidiram pôr termo de forma negociada à sua colaboração, saudando a boa atmosfera que prevaleceu durante seis meses de trabalho em comum", prossegue o documento.

A não qualificação sábado em Abidjan dos "Elefantes" (nome da seleção ivoiriense) para o Mundial de 2018 na Rússia, face aos "Leões do Atlas" de Marrocos selou a sorte do selecionador Marc Wilmots cuja demissão foi reclamada pelos adeptos. Ele tinha sido apontado como um dos responsáveis por esta má atuação.

Marc Wilmots substituiu Michel Dussuyer, demissionário após a eliminação prematura dos Elefantes, campeões em título, no Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2017 no Gabão.

Desde 2012, observa-se uma instabilidade na direção técnica da equipa nacional de futebol ivoiriense. Houve François Zahoui após o CAN de 2012, Sabri Lamouchi após o Mundial de 2014 no Brasil, seguindo-se depois Hervé Renard, Michel Dussuyer e Marc Wilmots.

-0- PANA BAL/JSG/FK/IZ 15nov2017