Agência Panafricana de Notícias

Côte d'Ivoire adere ao Programa de Capacitação Executiva do Banco Mundial

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) - A Côte d'Ivoire aderiu segunda-feira última ao programa do Banco Mundial (BM) de Capacitação Executiva do Setor Público (PESB, sigla em inglês),  tornando-se no primeiro país membro africano, soube a PANA de fonte oficial em Abidjan.

A adesão ocorreu durante uma cerimónia de assinatura entre o Vice-Presidente da República, responsável pelos recursos humanos, Ousmane Diagana, e os ministros ivoirienses das Finanças e do Orçamento, constatou a PANA.

O Vice-Presidente Diagana felicitou as autoridades da Côte d'Ivoire, não só pela sua adesão ao DFSP, mas também pela qualidade da sua parceria baseada na confiança mútua.

Salientou que os quadros ivoirienses que participam neste programa serão dotados de competências e de conhecimentos que lhes permitirão contribuir eficazmente para o desenvolvimento do seu país.

O primeiro-ministro da Côte d'Ivoire, Amadou Gon Coulibaly, frisou, na ocasião, que a capacitação é essencial para o desenvolvimento, sublinhando que o DFSP vai ao encontro da visão de excelência do Governo.

O DFSP, criado em 1997, melhorará a representatividade dos executivos da Côte d'Ivoire no BM, onde jã estão presentes 112 quadros ivoirienses, incluindo 11 com responsabilidades de gestão.

Em 2017, a representação dos profissionais africanos no BM foi de 12,5 por cento.

O DFSP permite aos países membros identificarem áreas importantes de desenvolvimento de conhecimentos e de habilidades técnicas, nomearem candidatos que irão adquirir estas habilidades nas mesmas áreas dentro do Grupo BM.

Até ao momento, o DFSP possui 17 países doadores, designadamente Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Islândia, Itália, Japão, Coreia, Kuwait, Holanda, Noruega, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido.

Os critérios de seleção dos executivos da Côte d'Ivoire basear-se-ão na transparência e   competência.

A contribuição da Côte d'Ivoire para este programa ascende a dois milhões de dólares ao passo que o anúncio à sua adesão a este programa remonta a abril último.

-0- PANA BAL/TBM/CJB/DD 23set2019