Agência Panafricana de Notícias

Cortes elétricos limitados a 10 horas na Líbia, segundo Empresa de Eletricidade

Tripoli, Líbia (PANA) – A Empresa Geral Líbia de Eletricidade previu segunda-feira que o tempo de cortes diários de eletricidade durariam 10 horas no máximo, explicando estas interrupções pelo défice elétrico, visto a capacidade de produção total ser de quatro mil 720 megawatts (MW), enquanto o consumo total é de seis mil 650 MW, ou seja, um défice de mil 933 MW.

Num comunicado na sua página Facebook, a empresa afirma que os seus trabalhadores continuam, com coragem, a execução das operações de manutenção das linhas de alta tensão de 220 quilovolts a fim de resistir à forte vaga de calor.

Os trabalhos de equipamento da primeira unidade a vapor da estação híbrida de Zawiya (oeste) estão em curso pelas equipas de manutenção da estação, indicou a empresa, garantindo que ela entrará brevemente em atividade na rede.

Segundo o comunicado, a quarta unidade de gás da central al-Roueis entrará na rede pública após um período de testes efetudados pelos engenheiros da Empresa Geral de Eletricidade para contribuir para reduzir o número de horas de cortes elétricos na rede.

A rede de eletricidade na Líbia está afetada por frequentes avarias diárias, devido ao ataque das torres e estações elétricas principais por mísseis durante confrontos armados entre as fações rivais.

A situação agravou-se desde a destituição, em 2011, do antigo regime, mergulhando o país no caos de segurança, nomeadamente a destruição dos órgãos de segurança estatais e a proliferação das armas e das milícias armadas que fazem lei no terreno, perturbando os circuitos de abastecimento além do saque dos equipamentos e das infraestruturas elétricas.

-0- PANA BY/BEH/ SOC/FK/IZ 12julho2016