Agência Panafricana de Notícias

Corpo de Etienne Tshisekedi exposto em casa funerária de Bruxelas

Bruxelas, Bélgica (PANA) – O corpo de Etienne Tshsekedi, líder da oposição congolesa falecido quarta-feira última, em Bruxelas, foi colocado numa casa funerária enquanto se aguarda pelo repatriamento dos seus restos mortais para a RD Congo, soube-se de fonte próxima da família.

A viúva e os filhos organizam visitas à casa funerária para os Congoleses que desejarem prestar uma homenagem ao ilustre finado.

A família anunciou que uma missa fúnebre será organizada quinta-feira na Basílica de Koekelberg, em Bruxelas, onde são convidados os Congoleses da diáspora que desajarem prestar uma última homenagem ao presidente da UDPS, um dos partidos da oposição congolesa.

Esta basílica é a maior da Bélgica e espera-se assistir a cenas de histeria coletiva, com uma imensa multidão de Congoleses que deverão assistir ao culto.

O programa de repatriamento dos restos mortais ainda não é conhecido, mas os próximos já indicaram que vários aviões serão colocados à disposição dos Congoleses que queiram viajar para Kinhasa para conduzir o líder político à sua sepultura.

No entanto, alguns Congoleses apelam para a nomeação de Félix Tshisekedi, filho do finado, para ocupar o posto de primeiro-ministro congolês, em conformidade com o Acordo de São Silvestre que prevê a nomeação um membro da plataforma da oposição da qual Etienne Thsisekedi era o presidente.

-0- PANA AK/JSG/IBA/FK/IZ 8fev2017