Agência Panafricana de Notícias

Corpo de Aristides Pereira transladado para Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – Os restos mortais do primeiro Presidente da República de Cabo Verde, Aristides Pereira, falecido quinta-feira em Portugal, chegaram na noite de domingo à cidade da Praia, onde têm lugar terça-feira as cerimónias fúnebres oficiais, apurou a PANA capital cabo-verdiana.

Dezenas de individualidades, entre elas o ex-Presidente Pedro Pires, membros do Governo, representantes da Presidência, chefias militares, familiares e amigos, estiveram presentes no aeroporto no momento da chegada da urna que seguiu depois, em cortejo, até à residência de Aristides Pereira, n bairro da Prainha.

O corpo do falecido Presidente foi transportado na manhã desta segunda-feira para o Palácio da Assembleia Nacional (Parlamento), onde o público e as entidades oficiais poderão prestar homenagem a Aristides Pereira até terça-feira ao fim da manhã.

A tarde de terça-feira será consagrada às cerimónias fúnebres oficiais, com honras de Estado, para que, quarta-feira de manhã, o corpo siga para a ilha da Boavista, terra natal de Aristides Pereira, onde será sepultado na localidade de Fundo Figueiras, numa cerimónia privada.

O Governo cabo-verdiano decretou tolerância de ponto a nível nacional para o dia das cerimónias fúnebres oficiais e na Boavista durante a cerimónia e as exéquias.

Entretanto, o Executivo cabo-verdiano, logo que tomou conhecimento do falecimento daquele que foi o primeiro chefe de Estado de Cabo Verde (1975-1991, decretou luto nacional de cinco dias.

Aristides Pereira, de 87 anos, estava em Portugal desde início de agosto passado, tendo sido operado num dos Hospitais da Universidade de Coimbra (centro do país) na sequência de uma fratura no colo do fémur agravada pela condição de diabético.

Afastado da vida política há mais de 20 anos, Aristides Pereira já tinha sido internado em setembro de 2010 nos HUC devido a uma fratura idêntica.

-0- PANA CS/IZ 26set2011