Agência Panafricana de Notícias

Coronel golpista Mamadou Bamba obtém liberdade provisória no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O coronel Mamadou Bamba, encarcerado no quadro da investigação sobre o golpe de Estado frustrado de setembro de 2015, no Burkina Faso, beneficiou, esta quarta-feira, duma liberdade provisória, soube-se de fonte judicial.

Bamba foi quem deu a cara, a 17 de setembro de 2015, na televisão nacional, para anunciar a dissolução do Governo de Transição e do Conselho Nacional de Transição após o golpe de Estado do Regimento da Segurança Presidencial (RSP) então liderado pelo general Gilbert Diendéré.

A 16 de setembro de 2015, vários militares próximos do deposto Presidente, Blaise Compaoré, perpetraram um golpe de Estado contra o regime de transição antes de se confrontar com uma resistência das populações civis galvanizadas pela adesão das forças fiéis.

O general da Gendarmaria, Djibril Bassolé, o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros de Blaise Compaoré, Gilbert Diendéré, mentor do golpe de Estado, e vários outros militares continuam presos pela sua presumível implicação nesta tentativa de golpe de Estado.

-0- PANA NDT/IS/FK/IZ 19out2016