Agência Panafricana de Notícias

Coreia do Norte ameaça retirar pessoal médico da Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - A Embaixada da Coreia do Norte em Trípoli ameaçou retirar a sua equipa médical na Líbia em caso de atraso na liberação de três cidadãos sequestrados há três meses na cidade de Sirtes (450 quilómetros a leste da capital líbia), noticiou quarta-feira a imprensa líbia.

Num comunicado, a Embaixada da Coreia do Norte pediu às autoridades de segurança líbias competentes para ajudar a esclarecer o destino de trabalhadores médicos coreanos que foram sequestrados em maio passado.

A Embaixada também precisou que os seus cidadãos do pessoal médico e assistentes continuavam a fazer o seu trabalho prestando serviços médicos humanitários em hospitais nas cidades líbias, apesar de sua exposição ao risco de rapto.

A missão diplomática norte-coreana afirmou que, caso os três coreanos raptados não sejam libertos, todo o pessoal médico e assistentes norte-coreanos vão deixar o território líbio definitivamente.

Uma falsa patrulha pertencente à organização terrorista Daech (Estado Islâmico) em Sirtes sequestrou três Coreanos quando eles atravessavam a área de al-Nofilia em direção a um dos aeroportos no leste da Líbia para deixar o país por causa da deterioração da segurança.

-0- PANA BY/DIM/TON 12agosto2015