Agência Panafricana de Notícias

Contingente de polícias senegaleses esperado no Mali para reforço de missão de paz

Dakar, Senegal (PANA) - Cerca de 140 polícias senegaleses do Agrupamento Movel de Intervenção (GMI, sigla em francês) desloca-se brevemente para Gao, no norte do Mali, para se juntar à Missão Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da Paz no Mali (MINUSMA), soube-se de fonte oficial em Dakar.

Eles constituem o sexto contingente da Polícia senegalesa neste país abalado pela violência perpetrada por grupos terroristas radicais que imperam no norte do Mali desde 2012.

Entre eles figuram comissários, oficiais, sub-oficiais, altos oficiais e agentes de polícia, incluindo 14 mulheres que receberam a bandeira nacional sexta-feira em Thiés, cidade situada a cerca de 70 quilómetros a leste de Dakar, onde estão baseados.

"A vossa deslocação acontece num momento bastante complexo do processo de paz no Mali", declarou o inspetor-geral e diretor do GMI, Amadou Hamady Lam.

Falando durante a cerimónia de entrega da bandeira, o comissário Lam convidou-os a serem "mais vigilantes e profissionais para antecipar eventos" no seu palco de operações.

Exortou-os igualmente a "ficarem ao serviço exclusivo da paz nas formas e nos limites prescritos" pelo seu mandato e fazer tuo para não manchar a imagem desejável" deixada pelas tropas senegalesas durante as suas diferentes missões no estrangeiro.
DD
-0- PANA AAS/AAS/SOC/MAR 06out2018