Agência Panafricana de Notícias

Contas de directores de bancos demitidos bloqueadas na Nigéria

Lagos- Nigéria (PANA) -- As contas pessoais dos cinco directores de bancos nigerianos demitidos esta semana foram bloqueadas pela Comissão de Luta contra a Corrupção, Crimes Económicos e Financeiros (EFCC), segundo um comunicado.
A EFCC tomou esta decisão quando o antigo director do Union Bank, um dos cinco bancos abrangidos, tentou retirar 20 milhões de nairas da sua conta pessoal.
Ela explicou ter bloqueado estas contas enquanto espera pelo fim do inquérito em curso.
Três dos directores de bancos abrangidos, Bartholomew Ebong (Union Bank), Okey Nwosu (FinBank) e Sebastian Adigwe (Afribank Nigeria Plc) entregaram-se à Comissão, enquanto os dois outros, Cecilia Ibru do Oceanic e Erastus Akingbola do Intercontinental Bank ainda estão a ser procurados.
O Banco Central da Nigéria (CBN) explicou a demissão dos directores dos bancos pela preocupação de prevenir uma falência, depois da descoberta de empréstimos extraordinários.
O CBN publicou a lista dos devedores, dos quais políticos e empresários, que têm uma semana para reembolsar os seus empréstimos sob pena de processos judiciais.