Agência Panafricana de Notícias

Construção civil volta a crescer após quebra histórica em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) -  O setor da Construção Civil em Cabo Verde recuperou no terceiro trimestre, crescendo 3,5 por cento em termos homólogos, após a queda histórica de 36,5 por cento no segundo trimestre de 2020, apurou  a PANA de fonte oficial.

De acordo com o Índice de Produção na Construção Civil, divulgado terça-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), referente ao terceiro trimestre de 2020, a produção no setor da construção civil situou-se neste período em 114,8 pontos, o que representa ainda um crescimento de 66,3 por cento face ao trimestre anterior, além do aumento de 3,5 por cento, comparativamente ao mesmo trimestre de 2019.

Segundo o INE, esta variação foi influenciada essencialmente pelo aumento de materiais de instalação e canalização sanitária (5,6 por cento), de materiais de base (11,2 por cento) e de outros materiais de construção (23,7 por cento).

"Importa realçar que o contributo dos materiais de base foi mais determinante na variação global do índice da produção de construção civil em decorrência do seu peso na construção civil", destaca o boletim.

De acordo com dados anteriores do INE, o índice de produção na construção civil em Cabo Verde sofreu uma queda histórica de 36,5 por cento no segundo trimestre deste ano, em termos homólogos e no período de maiores restrições devido à pandemia de covid-19, para 69,1 pontos, o que comparava ainda com os 103,4 pontos do primeiro trimestre (-33,2 por cento).

Desde o terceiro trimestre de 2017, este índice registava crescimentos trimestrais consecutivos até então, segundo o histórico do indicador do INE.

Contudo, o crescimento, no primeiro trimestre de 2020, já tinha sido o segundo mais reduzido, depois dos 3,5 por cento registados no terceiro trimestre de 2018, com os primeiros efeitos da pandemia de covid-19 que levou o arquipélago a decretar o estado de emergência, para conter a pandemia, em abril e maio último, com medidas de confinamento da população e limitação da atividade laboral.

No entanto, o país iniciou, em junho último, um desconfinamento progressivo que já levou a retomada das atividades em setores como a construção civil.

-0- PANA CS/DD 16dez2020