Agência Panafricana de Notícias

Conselho de dignitários da Líbia pede reconciliação nacional

Tripoli, Líbia (PANA) – O Conselho dos Dignitários da Líbia apelou domingo para a reconciliação nacional, exortando os órgãos legislativos a agir de forma responsável para a soberania do Estado líbio, a integridade e a preservação dos seus recursos privilegiando o interesse do público.

O Conselho saúda igualmente todos os apelos lançados pelos "homens corajosos" para a libertação, o mais cedo possível, dos reclusos nas cadeias, detidos sem cometer crime ou ser objeto de ação judicial.

O comunicado insta todos os Líbios a dar a sua bênção a qualquer ação nacional visando a reconciliação, a tolerância e a aproximação dos pontos de vista, em toda a parte na Líbia, e saúda os esforços de reconciliação nacional.

Sublinha, por outro lado, a necessidade de se adotar um programa de amnistia, tolerância, Justiça e igualdade dos direitos entre as pessoas dum mesmo país.

A Líbia está exposta, desde a destituição em 2011 do regime de Muamar Kadafi, a confrontos armados entre cidades, tribos e grupos armados, provocando um caos que foi acentuado pela crise política que fez nascer dois Governos e dois Parlamentos que disputam o poder, fazendo pairar uma ameaça de divisão do país.

-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 15junho2015