Agência Panafricana de Notícias

Conselho de Segurança reitera apoio ao apelo de Gassan Salamé para cessar-fogo na Líbia

Trípoli, Líbia (PANA) – Os membros do Conselho de Segurança (CS) das Nações Unidas reafirmaram o seu apoio ao apelo lançado a todas as partes líbias, pelo representante especial da ONU na Líbia, Gassan Salamé, para se comprometerem a respeitar um cessar-fogo e a voltar rapidamente a um processo político, sob a mediação da ONU.

Num comunicado de imprensa datado de 5 de julho de 2019, os membros do Conselho de Segurança congratulam-se com o apelo lançado pelo representante especial do Secretário-Geral da ONU a favor da conclusão de uma trégua para a festa muçulmana de Aïd al-Adha.

Neste apelo lançado durante a  sua exposição de 29 de julho de 2019, diante do Conselho de Segurança, Salamé precisou que a trégua em causa deverá ser acompanhada por medidas de confiança entre as partes.

A proposta de Salame foi apresentada por videoconferência, a partir de Trípoli, diante do CS da ONU, quando o emissário onusino apresentou um plano de resolução da crise de três pontos, que envolve uma trégua por ocasião da festa do Aïd al-Adha acompanhada de medidas de confiança.

Como medidas de confiança, o enviado onusino defende, nomeadamente, a troca de prisioneiros e restos mortais, uma reunião internacional dos países envolvidos no dossiê líbio e um encontro entre Líbios destinado a consolidar o fim das hostilidades e concluir o processo político.

Os membros do Conselho de Segurança reafirmaram o seu apoio total à liderança do representante especial, indica a nota que precisa que a paz e a estabilidade duradouras na Líbia, incluindo o fim da crise humanitária, só serão possíveis através de uma solução política.

Reiteraram igualmente a importância da soberania, da independência e da integridade territorial da Líbia.

Confrontos armados opõem, desde 4 de abril  último, perto de Trípoli, forças do autoproclamado Exército Nacional Líbio (LNA), dirigido pelo marechal Khalifa Haftar, às tropas leais ao Governo Nacional de Acordo (GNA) instalado  na capital líbia e dirigido por Fayez al-Sarraj.

-0- PANA BY/BEH/IBA/SOC/FK/IZ 6ago2019