Agência Panafricana de Notícias

Conselho de Segurança prorroga por 3 meses missão da ONU na Libéria

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Conselho de Segurança das Nações Unidas prorrogou, quarta-feira, o mandato da sua Missão na Libéria (UNMIL) até 31 de dezembro próximo e reafirmou a sua disposição de examinar a retirada da operação e transformá-la numa futura presença onusina.

Numa resolução adotada por unanimidade, o Conselho de Segurança autorizou igualmente a limitação das componentes militares e policiais das Nações Unidas a mil 240 e 606 elementos, respetivamente.

Afirmando a sua disposição de examinar a retirada da missão e a sua transição para uma futura presença onusina, o Conselho lembrou o seu pedido para que o Secretário-Geral da ONU realize uma missão de avaliação na Libéria com vista a formular recomendações até 15 de novembro próximo, incluindo uma atualização das modalidades propostas, relativas à transferência da força regional de reação rápida.

No seu relatório ao Conselho em agosto último, Farid Zarif, emissário da ONU na Libéria e chefe da UNMIL, declarou que vários Liberianos estão preocupados com a perspetiva de retirada da missão e com a eventual ausência de apoio da ONU durante as eleições presidenciais e legislativas previstas para outubro de 2017.

« Existe um consenso entre os atores a nível nacional para que as próximas eleições sejam um teste determinante para a estabilidade, a democracia e o desenvolvimento da Libéria », declarou Zarif.

Ele indicou igualmente que o Governo da Libéria bem como a comunidade internacional não devem perder de vista o camino ainda árduo para uma paz duradoura no país e na região, o que vai exigir um compromisso firme a longo prazo de todos os atores interessados, particularmente o Conselho de Segurança.

-0- PANA AA/AR/ASA/TBM/FK/IZ 15set2016