Agência Panafricana de Notícias

Conselho de Segurança prorroga mandato da missão onusina no Mali

Bamako, Mali (PANA) - O Conselho de Segurança prorrogou o mandato da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas no Mali (MINUSMA) por um ano suplementar e manteve os seus 13 mil 289 soldados e mil 920 policiais, soube a PANA junto da missão onusina.

Adotando por unanimidade a resolução 2480 (2019), sob o capítulo VII da Carta das Nações Unidas, o Conselho prorrogou o mandato da Missão até 30 de junho de 2019.

O Conselho decidiu que a prioridade da Missão permaneceria em apoiar a aplicação do Acordo de Paz  e de Reconciliação assinado pelo Governo do Mali, pelos grupos armados no norte do Mali e pela comunidade internacional.

Assinado em maio e junho de 2015, o Acordo de Paz e Reconciliação no Mali visa alcançar uma paz definitiva neste país depois duma série de rebeliões dos separatistas tuaregues, exacerbadas nos últimos anos por ataques jihadistas no norte e no centro da cidade do país causando várias mortes militares e civis e pessoas deslocadas.

Além disso, o Conselho decidiu que a segunda prioridade estratégica da MINUSMA seria facilitar a aplicação duma estratégia maliana global liderada pelo Governo do Mali,  visando  proteger os civis, reduzir a violência intercomunitária e restaurar a autoridade estatal, a presença do Estado e seus serviços sociais básicos no centro do Mali, através da instalação das tarefas prescritas.

A Resolução 2480 precisa também os progressos esperados do Conselho na aplicação do acordo de paz de 2015, nomeadamente em matéria de reformas constitucionais, descentralização,  de reforma do setor de segurança (RSS), de desenvolvimento das regiões do Norte e de plena  participação,  efetiva e significativa das mulheres.

Além disso, o Conselho exprime a sua intenção de tomar sanções se estas medidas prioritárias não forem implementadas até o final do mandato da MINUSMA.

O Conselho  exortou igualmente à MINUSMA, em coordenação com o organismo de Coordenação no Mali, a elaborar uma abordagem de transição a longo prazo, a fim de garantir uma transição progressiva, coordenada e deliberada das responsabilidades de segurança.

- 0 - PANA GT/BEH/MAR/IZ 29junho2020